Lógica de programação: o que é e como aprender?

fevereiro 9, 2023 0 Por Marcelo Santos

Envolve a capacidade de pensar de forma coerente e estruturada para resolver problemas e automatizar tarefas por meio de códigos. Baseia-se em conceitos matemáticos, como lógica proposicional e lógica de primeira ordem, para escrever códigos eficientes e corretos. Eles nada mais são do que uma sequência lógica de passos para realizar alguma tarefa em específico. Ele é definido com uma entrada (input), em que são preenchidos os dados, e uma saída (output), que é o resultado. Os algoritmos são importantes porque permitem que os programas funcionem de maneira eficiente.

Mas, alguns pensam que essa é uma tarefa complexa e que exige gostar de matemática ou possuir habilidades avançadas em tecnologia e acabam não dando sequência. Neste conteúdo você aprendeu o que é e como se aperfeiçoar em lógica de programação. Este é o segundo texto de uma série exclusiva de posts sobre programação da Escola Superior de Redes, referência em ensino e consultoria para tecnologia da informação. Quando se fala em operadores na perspectiva o que é lógica de programação da lógica de programação, abordam-se os símbolos que realizam operações em variáveis e valores. Outra forma bem interessante de representar algoritmos é utilizando uma pseudo-linguagem, que escrevemos em português (também chamado de português estruturado) sem ambiguidades e sem toda a rigidez de uma linguagem de programação. Cada pessoa define uma sequência de passos para fazer um bolo, podendo incluir ou remover alguns já definidos.

Por que é importante aprender lógica de programação?

Confira abaixo o que é algoritmo e lógica de programação e como você pode começar a desenvolver esses conhecimentos indispensáveis para a área de tecnologia. Logo depois, o próximo passo é estudar sobre os algoritmos e os principais conceitos relacionados a ele, como códigos, dados, variáveis, estruturas, entre outros. O algoritmo é a base da programação e entendê-lo é fundamental para conseguir criar um código e dar comandos usando uma linguagem de programação. Definindo de maneira bem simples e básica, um algoritmo é um passo a passo. O algoritmo é um conjunto de instruções formado por um número finito de passos. Porém, para que os dados sejam processados e a máquina possa executar a tarefa, é necessário usar uma linguagem de programação.

Esse conhecimento é a base para a construção de um repertório adequado para um programador. Antes de entender as linguagens e a construção de software é preciso ter um bom conhecimento da lógica por trás deles. Algoritmo é uma sequência de passos lógicos utilizados para resolver um problema ou realizar uma tarefa específica.

Por que a lógica de programação é importante?

O ideal é começar quando criança, próximo aos 7 anos de idade, mas nunca é tarde para iniciar no ramo da programação, basta ter força de vontade e estudar. Um dos principais benefícios de saber programar é que você tem muitos planos de carreira disponíveis. Programadores são necessários em quase todos os campos de carreira existentes. Eles estão em alta demanda, porque poucas pessoas no Brasil sabem como programar corretamente, muitos aprendem de fato depois que entram nas empresas como estagiário ou programador júnior. Lógica de Programação é o modo como se escrevem programas de computador através de uma sequência de passos para executar uma ou várias funções, esta sequência é o algoritmo. Lógica é a ciência que expõe os modos e diversas formas do conhecimento científico.

  • Por isso o uso de abordagens como o Portugol para ensiná-la antes de entrar na programação em si.
  • Ou seja, sem muitas opções e variáveis impactando no que acontecerá depois de cada ação.
  • Vamos entender como a lógica de programação pode ser aplicada no dia a dia, não apenas na programação, mas também em diversas áreas da vida pessoal e profissional.
  • Nada melhor que utilizar os recursos tecnológicos para aprimorar habilidades técnicas.
  • Caso algumas dessas funções ou restrições sejam não-lineares, é um caso de Programação Não-Linear.
  • Ler, escrever e programar; estas são as habilidades que tem tudo para serem fundamentais no futuro.

Em qualquer jornada de aprendizado você enfrentará dificuldades, algumas serão menores e outras serão maiores. Em outras palavras, precisamos compreendê-lo completamente, desde suas funções a seus objetivos finais — ou seja, pesquisar, rascunhar, dominá-lo na íntegra. O programador não atua sozinho e o aprendizado coletivo é muito benéfico, Além de repositórios digitais, vale https://tripleten.com.br/ a pena encontrar grupos de alunos de programação. Isso pode acontecer tanto dentro das instituições de ensino quanto em redes sociais. Esses passos podem incluir operações matemáticas, comparações, desvios condicionais, entre outros. Isso é possível porque a única diferença entre elas é a forma como cada uma faz para representar os mesmos elementos na mesma estrutura lógica.